quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Interesses da OTAN na "nova Líbia"


Criada após a Segunda Guerra Mundial, a Aliança do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), teve como principal objetivo defender as potências ocidentais da União Soviética e de seus satélites.

Com o fim da Guerra Fria, a OTAN passou a fazer parte de inúmeros conflitos, como a Guerra do Golfo e a Guerra do Afeganistão e Iraque. O que fez a organização ser fortemente criticada por várias nações do planeta.

Recentemente, essa aliança militar apoiou os rebeldes na Líbia, através do envio de caças e navios, que foram de suma importância para o êxito da operação dos aliados líbios. Mas qual seria o interesse da OTAN em apoiar essa rebelião?

A organização é composta basicamente por países europeus, os EUA e o Canadá (e ainda conta com alguns aliados ao redor do mundo). A Líbia é um dos maiores exportadores/produtores de petróleo do globo (tanto que é membro da OPEP - Organização dos Países Exportadores de Petróleo), tendo a Europa e os Estados Unidos como maiores compradores da commoditie.

Vejam a grande queda na produção de petróleo líbio
Contudo, na época em que o ditador Muamar Kadafi assumiu   o poder, ele reduziu consideravelmente a exportação/produção de petróleo para as nações citadas anteriormente, o que não as agradou. Isso porque este combustível fóssil é essencial para o desenvolvimento industrial desses países.

Portanto, apoiar os rebeldes na tomada da Líbia pode garantir que os membros da OTAN possuam algum privilégio no acesso ao petróleo daquele país, no futuro. Além disso, instabilidades políticas em nações que produzem muito a commoditie, fazem com que o preço desta fique altamente volátil, causando prejuízos aos investidores e empresas.

Então, caros membros da OTAN, parece que o seu discurso de defesa da democracia já está mais que manjado. 


5 comentários:

  1. conseguiu resumir o que há por trás de tanta ¨bondade¨ por parte da OTAN......

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez que eu uso o blog de vocês como "material de apoio" - estudando pra prova de Geo e fazendo um trabalho de Ensino Religioso. Deu super certo, valeu.

    ResponderExcluir