quarta-feira, 20 de julho de 2011

O fim do desespero


Isso ja deve ter acontecido com você: Você está em um lugar, a bateria do seu celular descarregou, pede para os amigos seus respectivos carregadores e nenhum é compatível, o que fazer? Ficar sem bateria...

Você com toda certeza deve ter vários carregadores diferentes em casa. Eu tenho uns cinco diferentes (fora os que eu já joguei fora). Mas esse cenário vai mudar (na verdade, ja está mudando). Em outubro de 2009, a União Internacional de Telecomunicações (ITU) aprovou um modelo padrão de carregadores de celular. O plano é que até 2012 todos os celulares tenham o mesmo modelo de carregador, não só facilitando a nossa vida como ajudando o meio ambiente.

Para se ter uma ideia, são produzidas cerca de 51 mil toneladas de carregadores redundantes por ano, e a criação de um padrão universal permitirá a redução de emissões de gases em torno de 13,6 milhões de toneladas. A criação de um padrão também permite que muitos materiais tóxicos sejam jogados inadequadamente, ja que muitas pessoas os guardarão "de reserva" caso o outro quebre.

Esse carregador universal terá conector micro-USB, que já é adotado por algumas marcas como Motorola e LG. Além de economizar matéria prima, o novo carregador também economizará energia elétrica, já que o aproveitamento da mesma será mais eficiente.

O projeto é que até 2012 todos os carregadores sigam o padrão internacional. Espero que isso se torne realidade, não só eu, mas todos nós. Afinal, é horrível ficar com a bateria do celular descarregada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário