segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estamos realmente seguros?


No final do mês de abril houve um caso importante no mundo dos games: a PlayStation Network(PSN) foi invadida por crackers. Não só esses como outros ataques nos remetem à uma pergunta: Estamos realmente seguros?

No caso da PSN, como ela também é uma loja virtual, foram roubados dados pessoas dos usuários. Hoje em dia tudo está na internet e em servidores, desde aquele check in no foursquare dizendo que está com aquele amigo num restaurante até nossas contas bancárias e demais dados pessoais (que, no caso da PSN, foram roubados também dados de conta bancária e afins). Bom, neste caso, antivírus e firewalls não adiantam muito...

Há um tempo atrás servidores da NASA, Microsoft, Automattic (WorldPress) e o sistema do Acelerador de partículas LHC também foram invadidos. Muitos se assustam quando eu falo da NASA, mas é verdade, e isso nos torna a pensar sobre a nossa segurança na internet, afinal, como a Agência Espacial dos Estados Unidos, cercada de firewalls, hackers, uma das maiores seguranças virtuais pôde ser invadida?

A segurança virtual como todos querem de fato não existe, ao que compreendemos, nunca existirá. Certa vez estava em um cybercafé, quando de repente entra uma mulher furiosa, diz que acessou seu e-mail naquela loja e que ele havia sido invadido por crackers e que a loja deveria se responsabilizar por isso, na mesma hora me manifestei:

-A loja não pode se responsabilizar, a senhora sabe se isso foi no seu PC?

Logo ela para pra pensar, mas continua irredutível:

-Eu atualizo o meu computador sempre, meu antivírus também é atualizado, não tem como isso ter acontecido na minha casa!

-Mas minha senhora, os servidores da NASA foram invadidos, eu também sempre mantive o meu atualizado e acabou acontecendo o mesmo.

Ela pede desculpas e se retira.

Além do roubo de dados, outro golpe que tem crescido é o que ladrões utilizam dados das pessoas em redes sociais para investigar suas vidas e assim descobrirem sua rotina, lugares que frequentam e classe social.

Muitos jovens escrevem muitas coisas nessas redes. Em uma semana observando eu pude descobrir em que curso de inglês meus amigos frequentam, o horário do curso e em qual cinema e sessão eles iriam ver o filme 'Thor'. Se eu quiser me aprofundar mais ainda, eu posso descobrir em qual colégio cada um estuda e se mais de uma pessoa estuda na mesma escola, também descobrirei.

Nunca de fato estaremos completamente seguros e por menor que ela seja, sempre haverá uma brecha na segurança. Deixe seu antivírus e seu firewall sempre ativados, desconfie de qualquer e-mail de tal festa que na verdade nunca existiu, qualquer mensagem é suspeita, só compre em sites de compras que sejam famosos e não se esqueça: Apesar de ser legal, não fique dizendo pelo twitter os lugares onde você frequenta, isso pode ser usado contra você, afinal, a segurança está acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário