sexta-feira, 5 de agosto de 2011

É Wifi, mas é feio


Estava passeando pelos blogs e sites de informática quando vejo a notícia de que a Oi (empresa que tem a concessão de telefonia fixa do estado do Rio de Janeiro) estava estudando um projeto fantástico: instalar orelhões com conexão wifi gratuitamente. Até aí tudo bem, a iniciativa é genial e eu a apoio totalmente, mas as coisas mudaram um pouco...



Pesquisando um pouco mais sobre esta ideia genial descobri que ela não tinha sido tão bem aceita assim, já que moradores acharam os novos modelos feios e pediram a sua retirada da rua. Sim, eles pediram para os orelhões serem tirados, pois eram feios.

Moradores e funcionários acharam o modelo feio, desconfortável, um obstáculo para a circulação de pedestres e disseram que seria um alvo fácil para pichações, desculpas tolas, mas nós também temos de analisar isso na prática, principalmente dois pontos:


1º.: Segurança

Quem levaria seu notebook para a rua só para usufruir no acesso Wifi gratuito? As ruas do Rio de Janeiro são muito perigosas, mesmo em bairros ditos nobres como Ipanema. Sim, as pessoas podem levar seus smartphones para acessar, até aí tudo bem, mas mesmo assim tem o problema do lugar onde os orelhões ficariam, isso só é viável em praças como a General Osório por causa da movimentação.

2º.: Sinal
Apesar de ser uma propaganda para a Oi, não haveria uma garantia de velocidade mínima. Outra coisa a se pensar é a estabilidade do sinal do wifi, tendo em vista que quanto mais pessoas acessam, menor é a velocidade da internet. Também não podemos esquecer da área de alcance do sinal, que é outra coisa crucial. Em uma praça, o ideal é que o alcance do sinal tenha uns 60m de perímetro, isso seria útil até por questão de segurança, não só de comodidade.

Esse caso nos mostra que o governo está e sempre esteve para os mais favorecidos a ponto de terem regalias e ainda por cima, recusá-las e ainda serem atendidos. A ideia não deve ser abandonada, já que é uma boa oportunidade para o subúrbio do Rio de Janeiro, por exemplo. Espero que a Oi não desista dessa investida, que será boa não só para a empresa, quanto para a população, e também espero que da próxima vez, a prefeitura não ceda aos capríchos da população de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário