domingo, 14 de agosto de 2011

Mas o que significa dívida AAA?!

Na última sexta-feira (5/08/11), a Standard & Poor’s (empresa de referência global que faz análises sobre o mercado de títulos e ações) rebaixou a nota da dívida soberana dos Estados Unidos de AAA para AA+. Mas o que significa essa nota?

Todos os países do mundo possuem dívidas e alguns estão tão endividados que não conseguem pagá-las (é o caso de algumas nações da Zona do Euro). Isso já aconteceu com os países da América Latina e inclusive com o Brasil. Alguns investidores (e até governos) compram títulos (leia-se partes) da dívida desses países. Em troca, os investidores ganham juros em cima desses títulos, que são pagos pelos devedores. Não é um negócio lucrativo?

Sim, mas imagine se o devedor estiver tão quebrado a ponto de não conseguir pagar os investidores? É ai que está o problema. Então, empresas como a Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch analisam se os países realmente podem horar as suas dívidas, o que traz uma segurança para o investidor. A nota dos títulos foi criada para medir as chances de uma nação pagar, ou não o credor.

Ter a dívida classificada como AAA é muito bom, pois assim os países podem “liquidar” o problema com uma ajuda extra e pagando apenas os juros para os que investem em seus títulos. Por isso, ter a nota rebaixada pode ser muito ruim, já que os investidores ficam duvidosos e passam a não comprar os títulos.

Creio que agora os leitores que não entendem o economês (eu sou um deles) podem se aventurar a ler as notícias sobre dívidas soberanas que circulam nos cadernos de economia de inúmeros jornais e revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário