domingo, 21 de agosto de 2011

Protesto? Bora pro Facebook!


Salve, pessoal! Meu nome é Raphael Puig, para os que não me conhecem, ou não me reconhecem. Tenho duas informações a dar, uma que vocês não sabiam, e outra muito óbvia.

Primeiro, a que vocês não sabiam: Sou novo nesse blog.

E, segundo e menos importante, a óbvia: Falarei de curiosidades, informações gerais e assuntos as vezes até polêmicos, o que eu chamo de "conversa de botequim". Ué, Raphael... Mas porque "conversa de botequim"? Oras, porque geralmente esse tipo de assunto é de cunho aleatório, o que se fala muito por aí, na boca do povo mesmo.
Bom, sem mais, espero que gostem. Um abraço!


Eu adoro começar um texto. Principalmente quando você olha para a folha ou página virtual e vê que ainda há muito o que fazer... No início dá aquele branco. Depois que você vê que pode escrever, vem aquela brainstorm absurda... Algum tempo depois, finalmente o texto está pronto. Aí você faz as correções; depois disso você percebe que a confusão está só começando. E lá vai.
Hoje em dia sair nas ruas já não é mais a única forma de se lutar por algo... Cada vez mais, estão surgindo formas de se dizer que se luta por algo, ou de lutar por uma causa que seja. O facebook, pela sua praticidade de ser completamente em tempo real, sem atrasinhos chatos, faz com que as idéias circulem realmente muito rápido. E isso abre espaço para que pessoas divulguem as suas idéias, e funciona!
Como o caso do mundo árabe e seus protestos organizados via facebook, entre outros, como o jantar migass (como vocês podem perceber, não passou de uma forma de protesto escondida... não). E aqui no mundo brasileiro, cada vez mais surgem idéias boas de se lutar por uma causa! E eu vejo isso cada vez mais.

Quando estou na internet, obviamente logo no meu facebook. Atualizações, mensagens, pessoas querendo me adicionar no perfil e pá... Olho para a direita, e vejo:
SlutWalk – A Marcha das Vadias”
“Dia do cocô voador”
“Dia da suruba no telefone”
“Pagar passagem? Só com nota de 50!”
E por aí vai...
De início, olha-se com aquela cara de “Oi?”, aí de certo você vai na página para ver o que acontece... Texto de apresentação, comentários, e nessa hora vem o mais legal de tudo: Você gostou daquilo. Aquela idéia inusitada, original! Um gênio quem fez isso!
As causas são interessantíssimas. A lógica do que se deve fazer nesse protestos é muito coerente, exemplo:
Pagar o ônibus com nota de 50 irá fazer com que uma hora os trocadores não tenham mais troco, o que acontece? Pane no sistema. Nenhum trocador mais tem grana, muitas notas de cinqüenta ali na caixinha, e ai, quando um cidadão humilde vai pagar a “tarifa justa” da passagem, supresa. E agora trocador?
Mas isso, se os trocadores aceitarem as notas de cinqüenta.
Se eles não aceitam e muita gente tenta dar as oncinhas para eles, pane de novo. Ou seja, ou o protesto dá certo, ou ele dá certo. Se você viaja de ônibus, é cinqüenta na caixa. Se não viaja, é busão vazio *. Então, o objetivo do protesto é alcançado: Passagem mais baixa, match point.
E no nosso ranking, mais um protesto inusitado! O dia do cocô voador!

Mas hein? Cocô voando pra que? Se for pra acertar a Dilma...

Um japa super simpático e idealista chamado Yuichi Inumaru postou esse protesto, e fez várias advertências sobre ele, por conta de certas criticas que as pessoas fizeram. A maior parte completamente zoadas por toda o pessoal adepto ao protesto. Funcionou assim:

Tocar a descarga num certo horário, todo mundo junto! O grande goal disso foi justamente para ver se os encanamentos agüentavam... Porém, depois de sair em pequenas colunas em jornais, foi explicado que só se a cidade inteira tocasse as descargas juntas que aconteceria algo...
...Foi engraçado tocar as descargas daqui de casa junto com a minha irmã.


Outro que está cada vez mais ganhando adeptos é o...
DIA DA SURUBA TELEFÔNICA!
Raphael, isso é um texto ou programa de auditório? Me empolguei porque o nome é engraçado. Criado pelo mesmo cara do cocô que voa, Yuichi Inumaru, o dia da suruba telefônica tem as instruções a seguir:

No dia 1º de setembro, ligue para alguém às 21h da noite e mantenha a ligação o máximo de tempo possível.
Vamos dar uma zuada essas operadoras de telefone que tanto sacaneiam a gente.
Se você já saiu na porrada no Procon ou tem alguma reclamação que não fez mas quer desabafar, o mural é teu!
Se você tem algum amiguinho que também se fudeu para as companias de telefone em algum sentido, chame ele para se juntar a nós.
1) Este evento é especialmente dedicado a quem tem planos que podem ligar para a mesma operadora de graça, ou ficar por tempo ilimitado por um preço fixo e pequeno! Se você tem um desses, liga pro teu camarada, deixa lá ligado e vai embora.
2) Se você não tiver nenhum plano como acima, ligue para um 0800 ou ligue a cobrar para aquele corno que até hoje não te pagou aquela cerveja que tava te devendo.”

Interessante, né?
Segue a página para quem quiser conferir:

http://www.facebook.com/event.php?eid=183728351684081





Agora, é necessário que todos façam por onde pela causa, e esse é o problema. Muitos ficam inseguros... Outros falam “Isso não funciona de jeito nenhum! Coisa de retardado!”... Outros não tão nem aí: Ah, cara, ta tudo ferrado mesmo. E, finalmente, a reação comum dos brasileiros, que é falar mesmo e na hora não fazer (assumo que eu mesmo já fiz isso, como um bom brazuca que eu sou). Se todos, ou pelo menos a maioria, participassem, iria funcionar, então vamos lá que a idéia é boa!
Vamos botar o sistema, contra o próprio sistema!
  • N.A. (é nota do autor, não narcóticos anônimos): Pode parecer absurdo, mas se uma só linha de ônibus se ferra durante um tempo, a empresa sente a diferença (porque o dono dela é super humilde e nem liga pra dinheiro), e passagem corre risco de abaixar. É tudo questão de “escolher o alvo” mais em conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário