
Estava conversando com meu primo, vascaíno, quando ele diz o seguinte: Se o Vasco perder mais uma, eu vou ficar bolado. O mais interessante, é que essa frase é dita em um momento de dor no estado dele, de luto nacional. A conta dos mortos pelas enchentes na região serrana do Rio chegava aos oitocentos, uma nova presidente assumia o poder, a primeira presidente, guerras são travadas no Oriente Médio, a Europa ainda vive a crise, os Estados Unidos estão perdendo poder e o que é importante para ele? O próximo jogo do Vasco.
Não, claro que a alienação da nossa sociedade não é culpa do futebol, ele é apenas mais uma ferramenta de um modelo de governo que há muito priva os cidadãos que são excluídos de uma dita elite formada por aqueles que controlam a informação e não dividem com os outros. Manter o cidadão ocupado com o resultado da partida de futebol, com o próximo samba-enredo, com o final da novela é mais cômodo do que ter esse mesmo cidadão se questionando porque diabos ele não teve uma educação pelo menos digna, porque ele vai morrer na fila de um hospital pelo qual ele paga nos impostos que diminuem ainda mais seu ridículo salário. Ridículo... é eu ainda ter que falar disso.
Porém, há outro tipo de alienados, aqueles que têm acesso à informação e simplesmente não a buscam, ou se as têm, não fazem nada com ela, absolutamente nada. A alienação é uma das grandes doenças brasileiras. Tudo bem você gostar de futebol, tudo bem você gostar de samba, novela ou o que for, mas não há nada de bom em mais da metade das pessoas dizer: eu não gosto de política. E eu me refiro à pessoas as quais fazem parte da supracitada elite. A juventude brasileira é alienada. Minha geração será um zero à esquerda na história. E justo a minha que sofrerá com os impactos ambientais causados pelos erros das anteriores. E eu não sei que causa maior do que essa, do que a vida, para mobilizar as pessoas. Só que tá todo mundo cagando e andando.
Já passou da hora desses pitboys, desses big brotherers e de toda essa corja que emburrece o povo, que emburrece os jovens e que destrói as esperanças de um futuro grandioso para o nosso país virarem homens de verdade e no lugar de distribuir porrada por aí, distribuir conhecimento, mobilizar a luta e me mostrar que eu estou errado. Eu adoraria isso.
Pra mim, esse foi o seu melhor texto.
ResponderExcluirContinue assim!
tinha que ser vascaíno :s
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir