sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os Androids irão dominar o mundo?


Em 2010, houve uma explosão na venda de smartphones em todo o globo e com esse crescente número, uma empresa tem lucrado muito: a Google. Com plataforma leve e aberta, o Android conquistou empresas como Motorola, LG, Samsung e Sony Ericsson. Estas aproveitaram o aumento do mercado e lançaram muitos de seus smartphones com o sistema operacional em questão.

Graças a isso, só em 2010 a plataforma da empresa cresceu quase 900% e ficou com 22,7% no market share, ficando em segundo lugar no ranking dos sistemas operacionais para celulares, atrás apenas do Symbian, da Nokia.

Esses dados ajudam a explicar o porque do acordo da Nokia com a Microsoft. Duas empresas que tiveram seus sistemas operacionais afetados pelo Android, principalmente a Microsoft, que teve seu Windows Phone quase que caído no esquecimento.

Ainda há muito a expandir, a própria Google está criando versões do S.O. especialmente para tablets. A Apple ainda não foi afetada, pois não deseja uma expansão tão grande do seu iOS, a RIM sentiu o reflexo do aumento das vendas dos Androis e dos iPhones, mas ainda tem o mercado corporativo ao seu lado.

É agora que a Google vai investir mais ainda no Android, o "problema" é que o sistema pode ficar forte demais acirrando, assim, a disputa.

5 comentários:

  1. O crescimento do Android realmente está impressionante, contudo não podemos esquecer do acordo assinado entre a Nokia e a Microsoft. Essa nova aliança pode diminuir a ascensão do sistema da Google.

    ResponderExcluir
  2. Com o cenário atual, o Android não parará de crescer, a Nokia e a Microsoft fizeram um acordo ousado, mas o Windows Phone como eu disse no texto, é um sistema quase que esquecido, não tem muitos aplicativos. O Android não, ele tem vários aplicativos para entretenimento, a Google é a desenvolvedora, o que ajuda em muito e também tem outro ponto que foi citado no texto: a facilidade de modificar a plataforma, o Android pode ser mudado de acordo com o aparelho muito facilmente, ja o Windows Phone não.

    ResponderExcluir
  3. Bem, não sei. Gosto do meu Nokia N8 do jeito que ele é...

    ResponderExcluir
  4. É questão de tempo até o sistema operacional da Google se equiparar, em termos de popularidade, ao sistema iOS, da Apple. O principal motivo é o controle imposto pela compania de Steve Jobs sobre seus aparelhos, deixando o usuário com opções limitadas de utilização e tendo que recorrer ao "Jailbreak" para obter todas as funções do aparelho. Eu considero muito saudável e benéfica essa competição entre sistemas operacionais móveis e, que venha o Windows Phone 7 para acirrar ainda mais!

    ResponderExcluir
  5. não tomara q não, prefiro meu iphone 4

    ResponderExcluir