terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nokia, Microsoft e Apple na Guerra dos Smartphones



Uma grande briga no mercado de smartphones está ocorrendo. Empresas como Nokia, Apple, HP e Samsung, apresentam inúmeras inovações nos festivais tecnológicos que ocorrem em vários países do globo. Contudo, a empresa de Steve Jobs e a finlandesa “declararam guerra”.

De um lado, temos a Apple. Com sede no supra-sumo do desenvolvimento tecnológico, o Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos). Os produtos da empresa do gênio Steve Jobs são a última palavra em informática. Os iPhones, iPods e outros vários i’s estão nas mãos de várias pessoas em todo o lugar. Com um design próprio e inovador, a Apple conquistou até a Rainha Elizabeth.

Do outro, temos a Nokia. A antiga fábrica de papel, fundada na Finlândia, entrou no ramo da telecomunicação, em 1960. Ao longo das décadas, a gigante finlandesa conquistou um grande espaço no cenário mundial, produzindo e inovando inúmeros aparelhos telefônicos. Hoje, a Nokia é a “líder mundial em aparelhos celulares”, cativa europeus e mercados emergentes, como Brasil e Índia.

Essas grandes indústrias tecnológicas são umas das maiores produtoras de smartphones no planeta e uma grande briga está sendo travada entre elas. A Apple está produzindo um novo tipo de iPhone, menor, mais barato e que talvez seja lançado no meio desse ano. Isso pode deixar a finlandesa em xeque.

A Nokia, que veio perdendo competitividade para a grande Maçã de Jobs, aliou-se à uma corporação que saiu um pouco dos holofotes, contanto ainda é muito influente: a Microsoft. Mesmo com a saída de Bill Gates, a Microsoft é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo.

Apostando nisso, a Nokia fechou um acordo em que o antigo sistema operacional Symbian, utilizado nos seus celulares, será trocado pelo Windows Phone. Isso gerou protestos dos funcionários da empresa finlandesa, principalmente no setor do antigo sistema operacional, pois seus funcionários temem ser demitidos.

A finlandesa está perdendo espaço nessa batalha, contudo, com a entrada da grande Microsoft no conflito, parece que a vitória de Steve Jobs pode estar muito mais longe do que o esperado.

2 comentários:

  1. Parece que o autor do texto adora a Nokia, mas em contra partida não gosta do melhor que os iCelulares tem para oferecer!

    ResponderExcluir
  2. É evidente que prefiro a Nokia, pois ainda não consegui encontrar nada de interessante nos aparelhos oferecidos pela Apple, já que seus usuários, além de pagar pelo celular, tem que pagar por aplicativos (sei que isso pode ser burlado)e outros recursos, além de não poderem usar o Bluetooth com aparelhos de outras empresas.

    ResponderExcluir