
Estava eu, conversando com meus amigos sobre meios de comunicação e cheguei à uma conclusão: o Twitter é uma das maiores revoluções dos últimos anos no ramo. Sei que se ler isso sem parar pra pensar sua primeira resposta será não, já que uma simples rede de microblog não seria capaz de causar uma revolução. Eita, Causou.
Durante as revoltas populacionais no Irã e no Egito, o Twitter era a única saída para a censura dos governos ditatoriais dos países. A rede social também é muito utilizada por jornalistas e grandes redes de televisão para a divulgação de notícias. Nos ataques no Rio de Janeiro e consequentemente a invasão das forças armadas no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, o Twitter também foi fonte de informação, mas também ajudou a espalhar boatos. Criminosos e pessoas irresponsáveis tweetavam falsos ataques, fazendo com que a população acreditasse nesses contos, um ponto muito negativo na rede.
Apesar disso, alguns protestos feitos no Twitter têm dado certo, a 'Lei ficha limpa' chegou ao congresso depois de ter a maioria de suas assinaturas conseguidas a partir de uma série de tweets apoiando o ainda naquela época projeto de lei. Outro protesto bem recente que teve sucesso foi contra a marca de roupas Arezzo, que recentemente havia lançado a coleção 'Pelemania', que continha roupas e acessórios feitos com peles de animais exóticas, como pele de coelho e raposa. Depois do início dos protestos, a empresa acabou cedendo às pressões e tirou a coleção das lojas.
Esses dois últimos casos comprovaram como a ferramenta serve para mobilizar pessoas, lançar verdadeiras campanhas, provando que é possível uma organização entre os usuários do microblog para manifestações.
O Twitter já tem 5 anos de existência com uma grande disseminação entre usuários de pessoa física e jurídica e, segundo as agências, o serviço só tem a crescer mais e mais. O site é uma ótima ferramenta de informação e diversão, mas tem que ser usado moderadamente como qualquer outro serviço desse mundo chamado internet. Aos que estão em dúvida sobre fazer ou não uma conta no Twitter, indico a fazerem. Daqui a pouco graças à explosão dos smartphones, a maioria das pessoas terão seu perfil e eu anseio muito por isso.
Aos que já tem sua conta no Twitter, sigam o perfil do blog e nossos perfis pessoais:
Parabéns pelo blog! O jovem tem que ser um ser ativamente pensante, saindo da inércia e aqui vocês praticam isso.
ResponderExcluir