terça-feira, 12 de abril de 2011

A explosão dos QRCodes


QRCode, esse é nome do futuro da interatividade. Ainda não sabe o que é isso? Então não tem problema, porque eu vou lhe explicar.

QRCode é um tipo de código de barras que pode ser lido e interpretado de uma forma bem rápida, por isso o “QR” (proveniente de Quick Response) no nome. Sendo mais usado em crachás, cartões de visitas e para cadastramento de produtos, mas o mercado da publicidade, como sempre muito esperto, achou que o QRCode podeira ser usado a seu favor com a realidade aumentada.

Empresas passaram a perceber que esse tipo de interatividade deixa todos curiosos, e é nesse ponto que elas ganham seus clientes. Dia desses, enquanto lia minha revista de informática, eu vi uma propaganda do bando Itaú utilizando a tecnologia, depois de um tempo eles até fizeram uma campanha a nível nacional, mas não vingou muito.

Ainda há muito para se expandir nesse mercado, pois a maioria dos celulares ainda não são compatíveis. Com a explosão dos smartphones, esse cenário logo irá mudar, afinal, quem não iria gostar de uma tecnologia que se baseia em simplesmente posicionar a câmera do celular ou webcam em frente ao código e a partir disso você ter todos os dados de uma vez?

Como tudo na tecnologia, ainda irá demorar um pouco até que seu uso em massa realmente comece, com os QRCodes não será diferente. Para usuários do mundo Android, como eu, já é comum o uso, mas para outros nem tanto.

Um comentário: